top of page

Plantar o futuro na Pampilhosa da Serra


O dia 10 de abril ficou mais uma vez marcado pela festa coletiva que reune autarcas, associações, empresas, entidades locais e a população num momento especial para assinalar o Dia do Município. O Presidente da Câmara Municipal , Jorge Custódio, nas palavras finais do seu discurso assumiu o compromisso de "nunca baixar os braços enquanto houver a possibilidade de melhorar a vida de quem vive no concelho".

Na realidade, as comemorações não se confinaram aos discursos. Passaram para o terreno com o autarca da Pampilhosa da Serra e os seus convidados, entre os quais o Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território e o Secretário de Estado das Infraestruturas, a colocarem as mão na terra para a simbólica plantação das primeiras cepas  de vinha, junto à aldeia do Trinhão, na OIGP da Travessa, de que a FlorestGal é a entidade gestora.

Momentos antes, o presidente da Pampilhosa da Serra tinha assinado o contrato de adesão à Operação Integrada de Gestão da Paisagem para, enquanto proprietário assumir a gestão direta da plantação de vinha numa parcela da Área Integrada de Gestão da Paisagem da Travessa, onde está previsto um projeto de exploração vitivinícola.

“Alguns dirão que construir uma vinha não é da competência da Câmara Municipal, mas esta Câmara Municipal tem de trabalhar sempre muito mais para ser motor de arranque e com estas iniciativas tentar trazer privados e mais-valias para o território”,afirmou.

O contrato prevê que a Câmara da Pampilhosa receba um apoio do PRR de cerca 900 mil euros destinados à execução, por parte da autarquia, da transformação de 100 hectares que antes eram de eucalipto, mato e ocupação de solo florestal abandonado, em socalcos com plantação de vinha.

Os engenheiros da FlorestGal colocaram mais uma vez a mão na terra para assinalar o Dia do município da Pampilhosa da Serra.




 
 
bottom of page