top of page

Propriedades

A FLORESTGAL possui um total de 86 propriedades, e está presente em 26 concelhos de norte a sul do País, gerindo uma área total de aproximadamente 15,6 mil hectares, a que acrescem cerca de 6,9 mil hectares em área de AIGP.

A empresa promove a valorização e proteção da floresta, de acordo com um modelo de gestão sustentável, assente no cumprimento de regras ambientais, saúde pública, saúde animal e fitossanidade associados à produção.

 

Nos espaços com aptidão favorável para as atividades agrícolas, regista-se a prática de culturas de sequeiro, em regadio, da pastorícia, da apicultura e da atividade cinegética, preservando a biodiversidade e respeitando os compromissos agroambientais de sustentabilidade.

 

Para concretizar a gestão do vasto e disperso património, incluindo as áreas detidas por arrendamento, a empresa classifica os ativos em Unidades de Gestão.

 

Regra geral, cada unidade corresponde a uma propriedade, embora existam unidades que correspondem a núcleos de pequenos prédios rústicos próximos mas não contíguos.

mapa.jpg

UG Minho

Localizada no concelho de Valença, numa área de baldio em Monte de Faro. São 350 hectares ocupados essencialmente por matos.

 

A FlorestGal está gerir e a aproveitar a regeneração natural existente e a replantar.

UG Douro

Abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada a Cinta, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.

 

Esta Unidade de Gestão é constituída por mais de 500 prédios rústicos. Tem uma área de 1900 hectares maioritariamente ocupados por matos e eucaliptos.

UG Colmeal

Localizada no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, com uma área de 754 hectares, tem como principal ocupação povoamentos de eucalipto.

 

A FlorestGal tem em curso um projeto de reconversão de eucalipto em subprodução para espécies autóctones como o sobreiro e azinheira, entre outras.

UG Montemuro

Integra uma área de 112 hectares de baldio na Várzea da Serra, localizada nos concelhos de Tarouca e Castro D'Aire.

 

Os terrenos geridos pela FlorestGal, em regime de cessão de exploração, são ocupados por pinhais de várias espécies em fim de ciclo.

UG Serra da Arada

Localizada no concelho de S. Pedro do Sul, a Unidade de Gestão resultou da aquisição e emparcelamento de inúmeros prédios rústicos, com o apoio do Fundo Ambiental.

 

Tem uma área total de 190 hectares ocupados por matos.

UG Serra da Estrela

Abrange uma área de 523 hectares de baldio em Famalicão da Serra, no concelho da Guarda. É gerida pela FlorestGal em regime de cessão de exploração. A propriedade é composta por povoamentos adultos de pinheiro bravo, pinheiro larício e pseudotsuga.

UG Malcata

Pequena Unidade de Gestão inserida no concelho de Penamacor, inserida na Àrea Protegida da Serra da Malcata, tem uma área de cerca de 150 hectares e é constituída essencialmente por carvalho negral.

UG Castelo Branco

Localizada no concelho de Castelo Branco, com uma área de 1400 hectares constituída por povoamentos de eucalipto e matos.

 

Nesta área, em parceria com o ICNF está em desenvolvimento um projeto de reconversão de povoamento de eucalipto em subprodução, em povoamento misto de sobreiro, azinheira e pinheiro manso.

 

Nesta UG a atividade cinegética (caça) tem um papel relevante.

UG Idanha-a-Nova

Uma propriedade parcialmente inserida no Parque Tejo Internacional, com uma área de 3000 hectares.

 

Em parceria com o ICNF está a ser desenvolvido um projeto de reconversão de povoamentos de eucalipto em subprodução em povoamento misto de sobreiro, azinheira e pinheiro manso.

 

Nesta área a a atividade cinegética tem um papel relevante.

UG Serra de São Mamede

Localizada nos concelhos de Portalegre, Marvão, e Nisa com uma área de 350 hectares, composta por povoamentos de pinheiro bravo, sobreiro e matos.

 

A maior parcela foi recentemente adquirida com o apoio do Fundo Ambiental, numa operação de emparcelamento em áreas com interesse de conservação.

UG Alentejo

Abrange os concelhos de Alandroal e Avis, com uma área de 1000 hectares.

 

O seu principal ativo é a herdade da Revilheira, localizada em Reguengos de Monsaraz, com produção agrícola relevante e povoamento adulto de pinheiro manso.

UG Ribatejo

Reúne 2 propriedades localizadas nos concelhos de Santarém e Chamusca, com uma área total de 900 hectares.

 

A Quinta dos Soídos é uma propriedade com aptidão agrícola. As Herdades de Caveira e Ervideira são compostas predominantemente por montado de sobro e área agrícola de regadio.

 

Está em curso um projeto de reconversão de eucaliptal em subprodução em sobreiro, numa parcela com 40 hectares.

UG Vale de Reis

A Herdade de Vale dos Reis, localizada em Álcácer do Sal, tem uma área de 3200 hectares. É constituída por povoamentos de montado de sobro, pinheiro manso e por uma área agrícola importante, onde se destacam os arrozais. 

UG Monchique

Pequena Unidade de Gestão situada no sul do País, nos concelhos de Odemira e Monchique, com uma área de 44 hectares.

 

A gestão da FlorestGal realiza-se num território ocupado por sobreiros, azinheiras, mato e alguns eucaliptos resultado da instalação de algumas espécies a título experimental.

bottom of page