Projeto REACT MORE
O projeto REACT MORE – Ação de Reflorestação e Combate à Desertificação da quinta de Moreirola, é uma parceria entre a Florestgal, S.A., o CoLAB ForestWISE - Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo e a APATA - Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais.
O projeto desenvolveu como objetivo central o combate à desertificação, através da recuperação dos solos e dos ecossistemas degradados de um antigo eucaliptal, numa área com elevado risco de desertificação.
A opção pela copromoção resulta do reconhecimento de competências técnico-científicas complementares entre as três entidades, que contribuíram para alcançar todos os objetivos no período de um ano ( entre junho de 2022 a dezembro de 2023), cumprindo com eficácia os prazos da candidatura. A execução do projeto contou com o envolvimento da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.
O projeto REACT MORE tem ainda uma componente estratégica para a mitigação das alterações climáticas, a promoção do aumento da fixação de carbono e de nutrientes no solo. A monitorização e avaliação técnico-científica permite escalar o exemplo do REACT MORE para outras propriedades com solo em risco de desertificação.
A plantação de 200 mil plantas, numa lógica de mosaico diversificado, procurou responder aos objetivos de combate à desertificação, resiliência do território, beneficiação e restauro dos ecossistemas mediterrâneos, promoção da biodiversidade, além da dinamização do tecido socioeconómico local e regional a curto/médio prazo.
Atividades
-
Rearborização de 273 ha utilizando espécies autóctones, como o sobreiro, a azinheira, o medronheiro, o freixo e o lódão;
-
Instalação de ensaios piloto para estudo e monitorização de indicadores associados à biodiversidade, taxa de germinação de plantas e características do solo;
-
Ações de informação, divulgação e de sensibilização, com o envolvimento da comunidade escolar, associações locais, academia e a população.
-
Recuperação de linhas de água, tão importantes para o equilíbrio ecológico e a prevenção eficaz dos incêndios florestais.
O investimento de cerca de 1 milhão de euros para todas atividades desenvolvidas na Quinta de Moreirola (situada na encosta da serra da Marofa) e na divulgação dos resultados foi financiado pelo programa REACT EU/ FEDER.