Plano Floresta 2050: 6.500 milhões de euros para gestão ativa sustentável
- Maria João Rocha Silva
- 24 de mar.
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de abr.
O Plano Floresta 2050 é um instrumento estratégico que tem como objetivos transformar a gestão da propriedade florestal, fortalecer a resiliência aos incêndios e promover boas práticas para o setor.

Com um investimento de 6.500 milhões de euros ao longo de 25 anos, o plano visa impulsionar a sustentabilidade da floresta em Portugal, através de mecanismos de apoio à gestão florestal e à preservação dos recursos naturais. Este investimento será essencial para garantir uma maior resiliência dos ecossistemas florestais e apoiar a transição para um futuro mais verde e sustentável.
O Plano Floresta 2050 reconhece que os territórios rurais que representam 14% da população portuguesa, cerca de 1,5 milhões de pessoas, enfrentam graves desafios, em particular o elevado número de prédios rústicos em heranças indivisas, muitas vezes negligenciados e que são impactados por fenómenos como as alterações climáticas, a expansão das espécies invasoras e os incêndios rurais.
O Plano apresentado pelo Governo para assinalar o Dia Internacional da Floresta estabelece um conjunto de e 19 Medidas e de 154 ações estratégicas destinados a enfrentar os desafios e a valorizar a gestão da floresta.
Conheça o Plano!