top of page

A Floresta no combate à seca e desertificação

Projeto REACT MORE mobiliza crianças e jovens de Figueira de Castelo Rodrigo em ação criativa de sensibilização da população



No próximo dia 14 de junho a vila de Figueira de Castelo Rodrigo transforma-se numa bandeira criativa de valorização da floresta no combate à seca e desertificação. A partir das 09h30 o Largo dr. Vilhena recebe os trabalhos realizados pelas crianças e jovens com o objetivo de sensibilizar a população para o nível de seca, a erosão dos solos e os impactos negativos do despovoamento rural. Os melhores projetos criativos serão posteriormente exposto em outdoors do município.


A FlorestGal, o CoLab ForestWise, a APATA (promotores do projeto REACT MORE) e a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo juntaram-se nesta forma inovadora de celebrar o Dia Mundial do Combate à Desertificação e à Seca.

O REACT MORE é um projeto de reflorestação e combate à desertificação na quinta de Moreirolas, propriedade da FlorestGal. Iniciado em 2022 com o financiamento do PDR 2020, tem como objetivo reconverter uma área degradada de 290 hectares de eucalipto numa floresta mais resiliente e sustentável, aproveitando espécies arbóreas e arbustivas autóctones como medronheiro, sobreiro e azinheira.

A intervenção tem ainda duas componentes relevantes: a instalação de ensaios piloto para estudo e monitorização de indicadores associados à biodiversidade, características do solo e taxa de germinação das plantas; ações de informação, sensibilização e envolvimento da comunidade.

O desafio lançado pelos parceiros à comunidade escolar de Figueira de Castelo Rodrigo faz parte desta última componente. A adesão dos mais jovens é promissora para o futuro da floresta.


コメント


bottom of page