top of page

Sessão sobre a OIGP de Ribeira de Mega

Apresentação à população de Pedrogão Grande dos trabalhos em curso para Operação Integrada de Gestão da Paisagem



A administração da #FlorestGal e a equipa técnica apresentaram no dia 22 de abril os trabalhos em curso para a elaboração da Operação Integrada de Gestão da Paisagem de Ribeira de Mega, em Pedrogão Grande. Esta primeira sessão realizada em parceria com a Câmara Municipal teve como objetivo envolver a população abrangida pela Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP), recolher contributos e criar laços de proximidade com os proprietários.


É proprietário na zona de intervenção da OIGP de Ribeira de Mega? Informe-se sobre os projetos. Conheça as vantagens: https://bit.ly/40vbYUL

A FlorestGal é a entidade gestora das intervenções a realizar na Área Integrada de Gestão da Paisagem de Ribeira de Mega, a convite da autarquia de Pedrogão Grande. Nesse sentido tem a responsabilidade de elaborar e executar um conjunto de ações #OIGP que contribuam para resiliência do território ao risco de incêndio, promovam o desenvolvimento rural e valorizem o capital natural. Estas intervenções têm o apoio financeiro do Programa de Recuperação e Resiliência #PRR para um período de 2 anos. A sustentabilidade das ações a médio prazo terá um financiamento multifundos para um período de 20 anos.


O que é uma OIGP?

As Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) definem a programação das intervenções, o modelo operativo, os recursos financeiros a alocar e o sistema de gestão e de monitorização. A execução implica um conhecimento detalhado do território, das suas valências e fragilidades. Através da transformação da paisagem, os projetos devem garantir: a redução do risco de incêndio; o combate ao abandono agrícola e florestal; a proteção e segurança da comunidade; o desenvolvimento rural e a valorização da aptidão dos solos.

A #FlorestGal e a Câmara Municipal de Pedrogão Grande contam com todos ( proprietários e agentes locais) nesta tarefa ambiciosa de transformação e valorização do território.

Comments


bottom of page