top of page

Herdade da Caveira: Floresta com mais valor

Candidatura PDR 2020

Medida 8.1.6 - Melhoria do valor económico das florestas.

Investimento elegível: 65.305 euros

Financiamento: 41.454 euros

 

INTERVENÇÃO- Reconverter uma área de cerca de 38 hectares de eucaliptal de baixa produtividade com a plantação de sobreiro. No âmbito da intervenção será realizada uma preparação do solo, o melhoramento da drenagem e a criação de condições para mitigar efeitos de erosão. A beneficiação da rede viária e a garantia da utilização dos caminhos durante todo o ano é também uma mais-valia do projeto.

OBJETIVOS - Os montados de sobro desempenham funções na conservação do solo, na regularização do ciclo hidrológico, na qualidade da água, na produção de oxigénio e consequente sequestro de carbono da atmosfera. O sobreiro é uma espécie autóctone, a privilegiar na área de charneca onde se encontra inserida a herdade da Caveira.

A redução da área de eucalipto e a sua substituição por sobreiro contribui para aumentar a resiliência dos espaços florestais aos incêndios; promove a conservação do solo e da água em áreas suscetíveis a processos de desertificação; potencia valor para os bens e serviços da floresta; promove a melhoria da gestão florestal; contribui para conservação e valorização dos valores naturais e paisagísticos.

PDR_PT2020_FEADER.png
bottom of page