Baldios de Pampilhosa
da Serra e Pessegueiro
Candidatura PDR2020 e Fundo Ambiental
Investimento- 214.261 euros
Área de intervenção - 115 hectares
INTERVENÇÃO - Arborização e beneficiação de povoamentos florestais existentes nos Baldios de Pampilhosa da Serra e Pessegueiro, através da instalação de povoamentos de Pseudotsugas, Castanheiro, povoamento misto de Carvalho Alvarinho e Cerejeira e do aproveitamento de regeneração natural de Pinheiro bravo, da beneficiação de povoamentos de pinhal adulto e da proteção de galerias ripícolas. Inclui ainda a reabilitação de redes viárias.
OBJETIVO - O investimento visa promover a valia económica da ocupação florestal, a redução de risco de incêndios rurais e a conservação da natureza e preservação da biodiversidade, utilizando espécies adaptadas, designadamente folhosas autóctones, mais resistentes à ignição e propagação dos incêndios, através do aproveitamento da regeneração natural e da intervenção em galerias ripícolas. O investimento conduzirá ainda ao aumento da proteção do solo contra a erosão e ao fomento da biodiversidade através da conservação de habitats, promovendo assim serviços de ecosistemas e a economia de um território de interior, de baixa densidade, localizado no Pinhal do Interior.
A FlorestGal já terminou a primeira fase do projeto em 115 hectares, no âmbito de um contrato de cessão de exploração celebrado entre a FlorestGal e os Baldios da área de intervenção, e irá prosseguir com outros investimentos nestes baldios, no quadro de um projeto estratégico mais vasto.
#CuidamosdaFloresta