AIGP/OIGP de Aguda
A Área Integrada de Gestão da Paisagem de Aguda abrange uma área contínua de 943 hectares. Faz parte do conjunto de 70 AIGP aprovadas pela RCM nº 49/2020, 24 de julho, no âmbito do Programa de Transformação da Paisagem que define uma estratégia para os territórios vulneráveis da floresta com elevada perigosidade de incêndio. A convite da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, a FlorestGal assumiu as competências de entidade gestora da AIGP de Aguda, responsável pela elaboração e execução da Operação Integrada de Gestão da Paisagem. O programa de ação define a estratégia adequada ao território, a programação das intervenções, o modelo operativo, os recursos financeiros a alocar e o sistema de gestão e monitorização.
Objetivos
Redução do risco de incêndio
Combate ao abandono agrícola e florestal
Proteção e segurança da comunidade
Desenvolvimento da economia da floresta
Valorizar a aptidão dos solos
Financiamento
As AIGP/OIGP são financiadas pela Componente 8 | Florestas do Plano de Recuperação e Resiliência.
Apoio aos proprietários
A FlorestGal em estreita parceria com os representantes
locais desenvolveu ações de envolvimento e participação da comunidade, em particular durante o processo de Consulta Públicada proposta de Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP).
Consulte com todo o detalhe a sua propriedade e área da intervenção na Plataforma de Visualização, disponibilizada pela FlorestGal.
É proprietário de terrenos na AIGP de Aguda?
Defenda os seus interesses!
Queremos conhecê-lo.