top of page

FlorestGal integra consórcio Aldeias de Xisto

A #FlorestGal integra o consórcio da Estratégia de Eficiência Coletiva do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (EEC PROVERE) - Rede Aldeias do Xisto 2030. Entre municípios, comunidades intermunicipais, empresas, associações, entidades do sistema científico e tecnológico, unidades de investigação e investimento, produtores e artesãos, são mais de 200 as entidades públicas e privadas que se unem em prol do desenvolvimento de um território que se afirma como um destino para viver, trabalhar, investir, criar e usufruir.

As cerimónias de assinatura dos contratos de consórcio decorreram na Lousã e na Sertã.

A FlorestGal tem no coração da Área de Gestão da Paisagem de Aguda, em Figueiró dos Vinhos, Casal de S. Simão, classificada como uma Aldeia de Xisto.

Na apresentação dos objetivos a alcançar com o programa de ações financiadas no quadro do PROVERE/2030, o Presidente da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias de Xisto, Paulo Fernandes, salientou "o modelo colaborativo que faz com que puxemos uns pelos outros", valorizando as qualidades de cada um.

No caso da aldeia Casal de S. Simão, o facto de estar localizada numa área que vai ser alvo de ações de valorização do património natural e promoção da resiliência do território, acrescenta valor e configura um caso interessante de acompanhamento na avaliação prática de uma intervenção integrada na gestão da paisagem.




Comments


bottom of page