top of page

Visita de campo: gestão sustentável do pinhal

A FlorestGal convida-o a participar na visita de campo para conhecer a gestão do pinhal-bravo em Pampilhosa da Serra e Pessegueiro.

No próximo dia 04 de outubro realiza-se mais uma visita de campo para divulgar os trabalhos de gestão do pinheiro-bravo em áreas florestais sob a responsabilidade da empresa pública, designadamente nos baldios de Pampilhosa da Serra e Pessegueiro. A iniciativa conta com a participação do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.


As inscrições estão abertas. A participação é gratuita, com inscrição obrigatória AQUI para receção do local de encontro. Inscreva-se até ao dia 02 de Outubro.


A visita técnica vai abordar a gestão do pinhal bravo à escala da paisagem, partilhar experiências sobre o aproveitamento da regeneração natural, as fontes de financiamento público e apresentar exemplos de intervenções que visam a recuperação do potencial produtivo de áreas florestais, que incluem 180 hectares de povoamentos de pinheiro-bravo.

Durante o percurso serão mostradas as ações de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) desenvolvidas na área, em articulação com o ICNF. Por fim, haverá oportunidade para debater as estratégias para a futura gestão florestal na área de intervenção.

 

Este evento é coorganizado pelo Centro PINUS e pela FlorestGal, juntamente com o Centro de Competências do Pinheiro-Bravo e a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais. Conta com a colaboração empenhada do Município de Pampilhosa da Serra e das Juntas de Freguesia de Pessegueiro e de Pampilhosa da Serra, e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).


Programa:

10h00 - Receção dos participantes pelos representantes da FlorestGal/SPCF, José Gaspar e Centro PINUS, João Gonçalves;

10h15 - Apresentação do percurso

10h30 - Saída para o campo

13h - Encerramento da visita: intervenção do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira


Se é técnico com funções de gestão florestal, dirigente de entidades públicas ou privadas com atuação no setor florestal, estudante ou docente de ciências florestais, PARTICIPE!



Comments


bottom of page