A FlorestGal é a entidade gestora designada para a elaboração e execução das Operações Integradas de Gestão da Paisagem nas AIGP de Travessa, Aguda e Ribeira de Mega. O trabalho realizado até ao momento reflete uma atitude colaborativa com os principais beneficiários do Programa de Transformação da Paisagem, os cidadãos.
As iniciativas de reuniões e visitas aos terrenos com proprietários, nomeadamente em Pedrogão Grande, têm demonstrado um compromisso com a transparência e o envolvimento comunitário no processo de desenvolvimento das propostas das Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP), a cargo da Florestgal.
Estas ações, juntamente com o processo de Consulta Pública nas OIGP refletem uma abordagem colaborativa na tomada de decisões que afetam os territórios em que se pretende a efetiva Transformação da Paisagem.
As Consultas Pública efetuadas para as OIGP da Travessa, Aguda e Ribeira de Mega, são um mecanismo essencial para a participação cívica, permitindo que os cidadãos contribuam ativamente para o planeamento e gestão da paisagem, assegurando que suas vozes sejam ouvidas e consideradas.
Este processo colaborativo fortalece a relação entre proprietários e entidades públicas, melhora as propostas apresentadas para as OIGP's e promove uma gestão mais eficaz e sustentável do território.
Além disso, os pareceres favoráveis obtidos em reuniões de Conferência Procedimental das entidades envolvidas, são um indicativo positivo do alinhamento entre os diversos stakeholders e do progresso em direção a um consenso construtivo.
Atualmente, foram já realizadas as reuniões de Conferência Procedimental para a OIGP da Travessa, em 21/05/2024, e para a OIGP da Aguda em 05/07/2024.
Os próximos passos, após assegurado o despacho de aprovação pelo Governo e a contratação do financiamento com o Fundo Ambiental, serão, em articulação com o BUPi, o estabelecimento de novos contactos com os proprietários para a contratação e definição da gestão das operações, a cargo do proprietário ou delegada na Entidade Gestora.
Os proprietários e demais interessados podem consultar com todo o detalhe a sua propriedade e área da intervenção na Plataforma de Visualização, disponibilizada pela FlorestGal.
Comentários