A FlorestGal concluiu o projeto de combate à desertificação e adaptação às alterações climáticas através da arborização de uma área de 273 hectares e da recuperação de linhas de água na Quinta de Moreirola, situada na encosta da Serra da Marofa.
O projeto REACT MORE desenvolvido em parceria com. o CoLAB ForestWISE - Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo e a APATA - Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais conjugou o conhecimento científico com a experiência dos técnicos florestais, gerando informação relevante para aplicação noutras propriedades em risco de desertificação.
O REACT More tem ainda uma componente estratégica para a promoção do aumento da fixação de carbono e de nutrientes no solo.
O investimento de cerca de 1 milhão de euros, financiado pelos fundos REACT EU/FEDER, contou desde a primeira hora com o empenho da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, sobretudo nas ações de informação e sensibilização da comunidade para o compromisso de preservação dos solos e das nossas florestas.
A plantação de 200 mil plantas (sobreiro, azinheira, medronheiro, freixo e lódão), numa lógica de mosaico diversificado, responde às melhores práticas para a resiliência do território, beneficiação e restauro dos ecossistemas mediterrâneos, promoção da biodiversidade, além da dinamização do tecido socioeconómico local e regional a curto/médio prazo.
A execução do projeto contemplou a realização de ensaios piloto para estudo e monitorização de indicadores associados à biodiversidade, taxa de germinação de plantas e características do solo.
Conheça todos os detalhes em: https://www.florestgal.pt/react-more
Comments