top of page

OIGP da Travessa mobiliza comunidade

A FlorestGal e a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra apresentaram a proposta de Operação Integrada de gestão da paisagem a proprietários com terrenos na área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP).


Cerca de 300 pessoas aderiram ao convite da FlorestGal e da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra para conhecer a proposta de intervenção na Área Integrada de Gestão da Paisagem da Travessa.

Na casa de Pampilhosa da Serra, em Lisboa, o espaço transbordou com a vontade de participar e conhecer a proposta de Operação Integrada de Gestão da Paisagem para área de intervenção da Travessa. Mas também na sede da Liga de Melhoramentos da Amoreira, na freguesia de Portela do Fojo-Machio e no auditório da freguesia da Pampilhosa as audiências ouviram atentamente as ações previstas para um projeto que é de todos.

Fazer das dificuldades uma oportunidade. Trazer os proprietários para o processo. Garantir a sustentabilidade a médio e longo prazo.

A Operação Integrada de Gestão da Paisagem pretende incorporar no território, através de uma gestão sustentável e resiliente dos territórios de floresta, as espécies arbóreas e arbustivas mais resistentes ao fogo e ao mesmo tempo criar um mosaico de culturas que garanta valorização económica.

Pela primeira vez, o programa das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem, financiado pelo PRR (Programa de Recuperação e Resiliência), permite uma intervenção estrutural com a garantia da sua manutenção durante 20 anos, através do financiamento do Fundo Ambiental.

A FlorestGal enquanto entidade gestora, designada pela Câmara Municipal da Pampilhosa, está apostada em trazer todos os proprietários para este processo único. Nesse sentido, foi com grande satisfação que tanto a empresa como a autarquia acolheram a ampla participação nas sessões de apresentação do projeto.

Há ainda um caminho a percorrer. Se é proprietário na área intervenção da Travessa contacte a FlorestGal através do email - geral@florestgal.pt.


Comments


bottom of page